Estamos todos em um grande projeto de vida

Estamos todos em um grande projeto de vida
Valéria de Carvalho Moutinho

1º Grupo de BT/ Bsb (CT.BT - Centro de Treinamento de BodyTalk Brasília)

1º Grupo de BT/ Bsb (CT.BT - Centro de Treinamento de BodyTalk Brasília)
Thiago Moutinho, Valéria de Carvalho, Maria Helena Mizuno e Ana Cláudia Borela

quarta-feira, 20 de maio de 2009

1º PROJETO SOCIO-TERAPÊUTICO/Bsb - THE BODYTALK SYSTEM E A 3ª IDADE



THE BODYTALK SYSTEM
E A 3ª IDADE
Saúde e harmonia do idoso ao toque das mãos





Valéria de Carvalho Moutinho
Brasília-DF
2008

-----------------------------------------------------------------------------------------

TEMA



Estabelecer o equilíbrio e bem estar, por meio do Bodytalk System, a idosos internados em abrigos especializados para a terceira idade.


---------------------------------------------------------------------------------------

APRESENTAÇÃO



O sistema de saúde Bodytalk é uma terapia que foi desenvolvida na década de 90 por John Veltheim, um quiroprata, acupuntor tradicional, filósofo e professor que a partir do conhecimento de algumas práticas terapêuticas alternativas como: Acupuntura, Cinesiologia, Hipnose e Ioga e de alguns fundamentos da matemática e física quântica. Criou um protocolo de saúde que trata o paciente nos níveis: físico, mental, emocional e espiritual.
Esse tratamento se dá por meio de uma interação entre o inato do terapeuta e o inato do paciente que juntos estabelecem prioridades a serem tratadas bem como a seqüência em que isso se dará. O que confere ao tratamento um caráter personalizado. O terapeuta não diagnostica e nem infere o problema, apenas segue as instruções de saúde determinadas pelo inato do paciente que se preocupa com as causas da doença e não com suas manifestações somatizadas.
Esta terapeutica trabalha promovendo a cura ou a melhora em casos de alergias, infecções crônicas e agudas, parasitos, fibromialgia, fadiga crônica, transtornos digestivos, medos, fobias, disfunções em órgãos e glândulas, estresse, depressão, etc.. Além disso, trabalha também com matrizes de energia (organizações, clubes esportivos, lojas e famílias, etc.) restabelecendo uma situação de equilíbrio emocional, adaptação e tranqüilidade por parte dos pacientes em relação a essas matrizes nos quais estão inseridos.
É um sistema que trabalha o complexo corpo-mente nas diferentes freqüências de energia assumindo assim um caráter não invasivo visto que não faz uso de nenhum medicamento ou procedimento cirúrgico portanto sem custos e acessível a todos.
O Sistema Bodytalk proporciona uma visão holística do Ser Humano atuando de forma integral na busca do equilíbrio.


----------------------------------------------------------------------------------
JUSTIFICATIVA



Apesar da dificuldade em se resgatar números e estatísticas, sabe-se que muitos são os idosos institucionalizados no Brasil. De acordo com informações prestadas no relatório da V Caravana Nacional de Direitos Humanos (Câmara dos Deputados) em 2002, existia à época em torno de 19 mil idosos atendidos em instituições asilares cadastradas sem contar os números de internos em instituições não cadastradas e instituições clandestinas.
O fato é que a população brasileira está envelhecendo progressivamente. Um dos motivos é o aumento da expectativa de vida e o outro é a diminuição da taxa de natalidade. Observa-se o crescimento proporcional da população com 60 anos ou mais. Essa realidade expõe um impacto grande sobre as demandas de saúde. Atualmente vê-se um peso muito maior nas doenças crônicas degenerativas, o que tem implicado em custos crescentes de internações, exames complementares e tratamento. A fase senil está mais vulnerável a isso pois apresenta problemas orgânicos mais delicados que exigem procedimentos diagnósticos e terapêuticos caros e quase inacessíveis a grande maioria da população. O ideal seria que principalmente as crianças e os idosos tivessem acesso a um sistema de saúde eficiente e gratuito promovendo segurança e tranqüilidade mas isso ainda é uma utopia.
Essa realidade piora nas instituições sociais. Os asilos, por exemplo, em sua grande maioria, vivem com a ajuda externa como o salário dos próprios internos ou doações da sociedade e programas sociais governamentais. Essas organizações necessitam de dinheiro, remédios, comida, mão de obra voluntária de enfermeiro, médicos, cozinheiros, cuidadores, nutricionista, psicólogos e psiquiatras além de dedicação e envolvimento por parte dos responsáveis pela a ação para funcionarem de maneira mais digna o que nem sempre ocorre. Quando se visita esses lugares se tem a impressão que esses idosos internos se sujeitam a situações de aparente descaso e desprovimento.
Criticar a família dos internos ou o governo é fácil mas não soluciona o problema. Cada um pode fazer algo de produtivo para minimizar essa situação triste. Qualquer tratamento que possa levar alívio emocional e físico a esses internos é de grande valia.
A implantação do Sistema Bodytalk poderia levar às instituições asilares não só tratamento sem custos como uma terapia eficaz e alentadora uma vez que se baseia no princípio de que o corpo é capaz de sarar por si só e que o estresse da vida cotidiana pode comprometer esta capacidade inata de cura e conduzir a degeneração e que ao harmonizar as redes de energia do corpo humano, otimiza seu equilíbrio completo promovendo, se não a saúde integral, pelo menos uma melhoria significativa na qualidade de vida do paciente.

-----------------------------------------------------------------------------------------
OBJETIVOS




OBJETIVOS GERAIS



Promover o equilíbrio corpo-mente do paciente estimulando o bem estar físico, emocional, mental e espiritual.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS



- Tratar alergias;
- Tratar infecções por bactérias ou vírus;
- Melhorar a imunidade;
- Melhorar sintomas gerais de dores, artrites, artroses, etc.;
- Trabalhar questões emocionais de tristeza, abandono, desproteção, etc.;
- Promover uma melhor aceitação do ambiente institucional no qual o idoso
está internado;
- Melhor a relação do paciente com a idéia do desenlace.


------------------------------------------------------------------------------------------

IMPLEMENTAÇÃO



O terapeuta de Bodytalk inicia a sessão perguntando ao corpo do paciente se há permissão para tratá-lo naquele dia. Essas respostas são “sim” ou ”não” e são adquiridas por meio de biofeedbacks. O inato do paciente estabelece as prioridades da sessão e a cada equilíbrio o terapeuta faz um tamborilado na cabeça e no esterno. Após o equilíbrio, o terapeuta pergunta ao inato se vai necessitar de outra sessão, o tempo que vai durar o processamento, o tempo que vai durar para iniciar o processamento e quando vai ser a próxima sessão.


------------------------------------------------------------------------------------

RECURSOS




O Bodytalk System é uma terapêutica que não precisa de nenhum recurso material ou financeiro necessitando apenas do terapeuta e um espaço de trabalho onde possa atender aos pacientes que ainda se locomovem sozinhos e com um a certa independência ou nem isso se for para atender a pacientes que estejam acamados e muito debilitados e limitados.


---------------------------------------------------------------------------------

CRONOGRAMA



Cada atendimento levará um tempo aproximado de 15 a 30 minutos dependendo da quantidade de equilíbrios que o inato do paciente estabelecer como prioridade para o dia. As sessões obedecerão a periodicidade que o corpo do paciente estipular.


----------------------------------------------------------------------------------
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



http://www.bodytalksystem.com/
V Caravana Nacional de Direitos Humanos - Sistema asilar Brasileiro, Comissão de Direitos humanos, Câmara dos Deputados. Brasília, março de 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário